Área Educacional / Professor Adjunto de Educação Básica I e Professor de Desenvolvimento Infantil – I - Presencial

Investimento

10x de R$ 48,00 sem juros ou R$ 480,00 à vista
50% de desconto até o dia 20 de março

Valor normal R$ 960,00

 

Correalização:

 

Coordenação Pedagógica:

Para que o associado do SINTRASP obtenha o desconto especial, no ato da matricula, clique em "COMPRAR", aparecerá o campo "CUPOM DE DESCONTO", neste campo você colocará o número da sua matrícula no SINTRASP e clique em "VALIDAR".

 

O Curso para Professor Adjunto de Educação Básica I e Professor de Desenvolvimento Infantil – I para a Prefeitura de Osasco é um curso teórico composto com todas as disciplinas e conteúdos deste concurso.

Este curso terá o conhecimento específico para os dois cargos.

 

Pré-Requisito:

Professor Adjunto de Educação Básica I : Graduação em ensino superior, em curso de licenciatura, de graduação plena em Pedagogia ou em Ensino Médio na modalidade Normal.


Professor de Desenvolvimento Infantil I : Habilitação para o magistério em nível Médio na modalidade Normal ou Licenciatura Plena em Pedagogia.

 

Agenda

Início: 16 de março de 2019

Local:  Rua Minas Bogansian nº 97 - UAPO - União dos Aposentados e Pensionista de Osasco - Osasco - SP

Término do acesso: Até o dia da prova

Horário: 08h30 às 17h30

 

Carga Horária

88 horas de aulas presenciais, 24 horas em comum para os dois cargos, 32 horas horas específicas para Professor Adjunto de Educação Básica I e 32 horas horas específicas para Professor de Desenvolvimento Infantil I.

 

Conteúdo Programático

 

MódulosConteúdo

16/03/2019

MÓDULO I

 

CARGOS: PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I E PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

PROFESSOR:

RICHARD ERICHKSON

1 - Constituição Federal. Título VIII – Da Ordem Social: Capítulo III – Da Educação, da Cultura e do Desporto: Seção I – Da Educação, e artigo 60 das Disposições                Constitucionais Transitórias. Emenda 14/96.

2 - Lei Federal nº 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências (atualizada).

3 - Lei Federal nº 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada).

4 - Resolução CNE/CEB nº 5/09 e Parecer CNE/CEB Nº 20/2009. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

5 - Lei Complementar do Município de Osasco nº 168, de 16 de janeiro de 2008 – Dispõe sobre o Estatuto e o plano de carreira e remuneração do magistério público municipal, estabelece normas de enquadramento, institui tabelas de vencimentos e dá outras providências.

6 - Lei do Município de Osasco nº 4.701, de 02 de Julho de 2015 – Institui o Plano Municipal de Educação e dá outras providências

7 – 5 exercícios

23/03/2019

MÓDULO II

 

CARGO:

PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

PROFESSOR:

AMARILDO VIEIRA

1 - LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, capítulo III, da 4ª Parte.

2 - MORAN, José. A aprendizagem de ser educador.

3 - PENTEADO, Heloísa Dupas. Metodologia de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 2011. (Capítulos 1, 2 e 3).

4 - PIMENTA, Selma, G.A. A Construção do Projeto Pedagógico na Escola de 1º Grau. Ideias nº 8. 1.990, p 17-24.

5 - QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C. Fundamentos sócio-filosóficos da educação. Campina Grande; Natal: UEPB/UFRN, 2007. (MEC/SEB/SEED).

6 - WEIZ, T. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo

7- DOWBOR, Ladislau. Educação e apropriação da realidade local. Estud. av. [online].2007, vol.21, nº 60, pp. 75-90.

8 - FONTANA, Roseli Ap. Cação. Mediação Pedagógica em sala de aula. Campinas: Editora Autores Associados, 1996 (Primeiro tópico da Parte I – A gênese social da  conceitualização.

9 - VINHA, Telma Pileggi. O educador e a moralidade infantil numa perspectiva construtivista. Revista do Cogeime, nº 14, julho/99, pág. 15-38.

10 – 05 exercícios

30/03/2019

MODULO III

 

CARGOS: PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I E PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

PROFESSOR: 

RICHARD ERICHKSON 

1 - Resolução CNE/CEB 04/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: CNE,2010.

2 - Resolução CNE/CEB 07/2010 – Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: CNE, 2010.

3 - AUAD, Daniela. Educar meninas e meninos – relações de gênero na escola. São Paulo: Editora Contexto, 2016.

4 - GARCIA, Lenise Aparecida Martins. Transversalidade e Interdisciplinaridade.

6 - JÓFOLI, Zélia. A construção do conhecimento: papel do educador, do educando e da sociedade. In: Educação: Teorias e Práticas, ano 2, nº 2, Recife: Universidade Católica de Pernambuco, p. 191 – 208.

7 - 05 exercícios 

06/04/2019

MÓDULO IV

 

CARGOS: 

PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

PROFESSORA:

MATILDE FLÓRIO

1- BARBOSA, Ana Mae e CUNHA, Fernanda Pereira da. Abordagem triangular no ensino das artes e cultura visuais. São Paulo: Cortez, 2010.

2 - FONSECA, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula: uma experiência em pedagogia de projetos. Porto Alegre: Mediação, 2009.

3 - MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998. 4 - MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. v.3.

5 - MEREDIEU, Florence de. O desenho infantil. São Paulo: Cultrix, 2006. 

6 - PARO, Vitor Henrique. Qualidade do ensino: a contribuição dos pais. São Paulo: Xamã, 2000.

7 - PORTILHO, Evelise. Como se aprende? Estratégias, estilos e metacognição. Rio de Janeiro: Wak, 2009.

8 - 05 exercícios com gabarito para aplicar aos alunos

13/04/2019

MODULO V

CARGO: 

PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

PROFESSORA:

DENISE VLASIC

 

1 - AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]. Conselho Escolar e a relação entre a escola e o desenvolvimento com igualdade social. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

2 - ARÊAS, Celina Alves. A função social da escola. Conferência Nacional da Educação Básica.

3 - CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Relações Contemporâneas Escola-Família.   p. 28-32. In:  CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares.Brasília: UNESCO, MEC, 2009.

4 - HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma relação dialógica na construção do conhecimento. In: SE/SP/FDE. Revista Ideias, nº 22, pág. 51 a 59.

5 – HOFFMAN, Jussara Maria. Avaliação mediadora, uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2010

6 - RIOS, Teresinha Azeredo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2001.

7 - VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª ed., 2002.

8 - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Vol. 1-INTRODUÇÃO

9 - A criança de 6 anos, a linguagem escrita e o Ensino Fundamental de nove anos. Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica. Brasília, 2009.

10 - 05 exercícios com gabarito para aplicar aos alunos

 

27/04/2019

MÓDULO VI

 

CARGOS: PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

PROFESSORA:

ANA CLÁUDIA

1- Resolução CNE/CEB 4/2009 - Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009

- Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro De 1989 – Dispõe Sobre o Apoio às      Pessoas Portadoras de Deficiência, sua Integração Social

- MOURA, Daniela Pereira de. Pedagogia de Projetos: contribuições para uma educação transformadora. 

- MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5. In:

- MANTOAN, Maria Teresa Eglér (Org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo:

- RESENDE, L. M. G. de. A perspectiva multicultural no projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos

- ROPOLI, Edilene Aparecida. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: a escola comum inclusiva Brasília: Ministério da Educação. SEESP. Universidade Federal do Ceará. 2010.

- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:arte Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 6 (Introdução).

- Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 7 (1ª Parte).

10  - 05 exercícios com gabarito para aplicar aos alunos

 

28/04/2019 DOMINGO

MODULO VII

CARGO: PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

PROFESSOR: FERNANDO FRANZOI

 

1 - ARRIBAS, Teresa Lleixà. Educação Infantil: desenvolvimento, currículo e organização escolar. Porto Alegre:Artmed, 2004.

2 - BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Projetos Pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Grupo A, 2008.

3 - BASSEDAS, Eulália. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

4 - EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella e FORMAN, George. As cem linguagens da criança. Porto Alegre: Artmed, 2015.

5 - FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.          

6 - FORMOSINHO, Julia Oliveira. Pedagogia da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. PortoAlegre: Artmed, 2007.

7 - MEUR, A. de. Psicomotricidade: educação e reeducação: níveis maternal e infantil. São Paulo: Manole, 1991.

8 - 05 exercícios 

 

01/05/2019

FERIADO

MODULO VIII 

CARGO:

PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

 

PROFESSOR: RODRIGO MERLI

1 - Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução. Brasília: MEC/SEF, 2ª ed. (1ª a 4ª série), Rio de Janeiro: DP&A, 2000. Volume 1 (Itens: Princípios e Fundamentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientação Didática).

2 - SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na educação infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

3 - SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Resolução de problemas: matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2003.

4 - TAILLE, Yves de La e outros. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

5 - TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz (Org.). Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita. Rio de Janeiro:Vozes, 2000.

6 - WALLON, Henri: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. São Paulo: Vozes, 1986.

7 - FONSECA, Vítor da. Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores. Rio de Janeiro: Wak, 2012.8 –

8 - 05 exercícios 

 

04/05/2019

MODULO IX

 

CARGO: PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I

 

PROFESSORA:

DAIANE MORAES

1 - LERNER, Delia. A matemática na escola – aqui e agora. Porto Alegre: Artmed, 1995.

2 - LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. 1ª Edição – Porto Alegre, Artmed, 2002.

3 - CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002.(Capítulos 3 e 7).

4 - DE LA TAILLE, Y., OLIVEIRA, M.K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1999

5 - COLL, César. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Editora Ática, 1999. (Capítulos 4 e 5).

6 - PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Paulo Francisco Slomp. UFRGS- PEAD 2009/1.

7 - DELIZOICOV. Demétrio; ANGOTTI, José André. Metodologia do ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 1994.(Capítulo II: unidades 2 e 3; Capítulo III: unidades 4 e 5).

8 - 05 exercícios 

11/05/2019

MODULO X

 

CARGO: PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

PROFESSORA:

CHARLA CRISTINE

 

1 - KISHIMOTO, Tizuko Morchida (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2009.

2 - OLIVEIRA, Zilma Ramos de e outros. O trabalho do professor na educação infantil. São Paulo: Biruta, 2015.

3 - OLIVEIRA, Zilma Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

- REGO, Teresa Cristina. Brincar é coisa séria. São Paulo: Fundação Samuel, 1992.

- SILVA, Lucilene. Brincadeiras: para crianças de todo o mundo. São Paulo: UNESCO,

- ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998

- LE BOULCH, Jean. Educação psicomotora: a psicomotricidade na idade escolar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

- FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

- 05 exercícios com gabarito para aplicar aos alunos

18/05/2019

MODULO XI

CARGOS: PROFESSOR ADJUNTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA I E PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL I

 

 

REVISÃO GERAL COM AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

PARTE DA MANHÃ: MATEMÁTICA – PROFESSOR PALESTRANTE - ED. CARLOS

PARTE DA TARDE: LÍNGUA PORTUGUESA – PROFESSOR PALESTRANTE - ERIVALDO SANTOS

 

Material Didático

Os materiais são gratuitos, elaborados para cada aula pelos professores contendo teoria, dicas, tópicos, resumos e questões comentadas ficam disponíveis em PDF.

 

Dúvidas

No período de duração do curso o aluno terá acesso aos tutores em todas as disciplinas, qualquer dúvida pode ser enviada por Email.

 

Regras de Cancelamento

Em caso de cancelamento serão cobrados os valores proporcionais às aulas já disponibilizadas.

 

Requisitos mínimos para acesso

Conexão Internet 1MBps. É recomendável evitar tecnologia 3G
Qualquer navegador de internet em versão atualizada
Compatível com dispositivos móveis Apple iOS e Android
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Investimento

10x de R$ 48,00 sem juros ou R$ 480,00 à vista
50% de desconto até o dia 20 de março

Valor normal R$ 960,00